Sweet Day – Bordas

R$8,00

REF: SD_SWD_BD Categorias: ,

Um jogo de 4 bordas de 30,5cm de comprimento que combina com o kit Sweet Day. Não perca tempo, use uma borda e tenha sua página pronta em minutos!!

Este é um produto digital e após a confirmação do pagamento ele estará disponível para download em “Meus Produtos”.

Scrapbook Digital – O que é? Como se faz?

Um kit de scrapbook digital se trata tão somente de uma pasta de arquivos digitais (dessas amarelinhas que você tem no seu computador). Dentro você encontra essa foto aí de cima (que se chama preview), todos os desenhos que você vê no preview (e às vezes mais alguns que não foram colocados) e os termos de uso da designer que criou o kit.

A pasta de arquivos digitais

Quando você faz o download do arquivo da loja onde você comprou o kit, esse arquivo vem no formato ZIP. Isso significa que a pasta está compactada, ou seja, uma pasta com muitos arquivos dentro está no formato de um único arquivo.

  • Para abrir a pasta você precisa descompactar o arquivo. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito em cima dele e escolher “unzip file” ou “descompactar arquivo”.
  • São várias opções e dentre elas você pode escolher abrir a pasta no mesmo local onde está o seu arquivo zip ou abri-la em outro local – nesse caso, você vai escolhendo o local dentro do seu computador. Por exemplo D:\Meus Documentos\Kits Digitais: a pasta do kit vai abrir dentro da pasta “Kits Digitais”, que está dentro da pasta “Meus Documentos”, que está no drive D.
  • Os arquivos dos kits digitais são feitos com 300dpi de resolução para garantir uma boa impressão (as fotos que você coloca em páginas online normalmente ficam com 72dpi, para que a página possa carregar normalmente – por isso ficam pequenininhas ou distorcem quando você aumenta e imprime)

Os desenhos que você vê no preview

São arquivos independentes que estão dentro da pasta amarela que você abriu.

  • As figuras, lacinhos, botões, etc, estão em formato PNG, o que significa que nesse arquivo o fundo é transparente e que você pode colocar essa imagem em cima de outras imagens – ela está “recortada” (nem todo arquivo PNG tem fundo transparente, mas nos kits de scrapbook digital eles têm!!)
  • No fundo do preview você pode ver um pedacinho dos papéis (sim, papéis digitais!). São arquivos em formato JPG no tamanho de uma folha de scrapbook padrão, 30,5×30,5cm (mais precisamente, 3600×3600 pixels). Isso significa que se você imprimir no tamanho original, você terá um lindo papel para trabalhar em seus projetos de scrapbook! Esse é o Scrap Híbrido, mas falaremos disso daqui a pouco.

Os termos de uso da designer que criou o kit (TOU)

Esse com certeza é o conteúdo mais importante! Então ANTES de comprar um kit, você deve ler atentamente se aquele kit pode ser usado para a finalidade que você quer. É a designer que define a extensão da licença de utilização das imagens. E em um mundo digitalizado onde quase tudo se copia, é legal ficar atento ao que diz a Lei em relação ao uso indevido de imagens e à citação dos créditos de autoria. Mas o que isso tem a ver com aquelas letrinhas que aparecem nos previews dos kits digitais? Isso é para facilitar a identificação da licença de uso concedida para aquele kit específico. Ainda assim, tem que entrar nos termos de uso (TOU) da designer para verificar a extensão dessa licença.

  • PU – Personal Use – Uso Pessoal: você pode usar as imagens para criar coisas para você, ficando vedada a venda ou obtenção de lucro a partir das imagens.
  • S4H/S4O – Scrap for Hire/Scrap for Others – é quando você pode usar as imagens para criar outros arquivos digitais (como convites de aniversário e decoração de festas) ou imprimir para fazer objetos que serão vendidos (como cartões ou caixinhas), sempre em pequena escala e quando se trata de pequenos negócios familiares. Blogs e páginas web nem sempre estão incluídos.
  • Em nenhuma hipótese você deve vender, trocar ou dar as imagens dos kits.

E pra que serve um kit digital? O que eu faço com essas imagens?

Se você é scrapper e gosta de fazer páginas, então é só escolher um papel digital para o fundo, cortar alguns pedaços dos outros papéis e arrumar tudo junto da mesma forma que você faz normalmente com uma página “física”. O bom é que tanto os papéis quanto os elementos seguem uma paleta de cores e ficam lindos juntos! Mas você vai precisar de um programa de edição de imagens para fazer essa sobreposição, como o Photoshop ou o Corel, ainda que já ouvi dizer que algumas pessoas fazem suas páginas no Power Point! Depois é só imprimir em uma gráfica, de preferência em papel couche 180g, a mesma gramatura que os papéis de scrapbook tradicional.

Artes personalizadas para festas

No caso de permissões S4H/S4O, muitas vezes isso te dá permissão para criar outras artes digitais, como convites por exemplo, e vender em sua loja pessoal. Para decoração de blogs e páginas web, na maioria das vezes é necessário obter autorização por escrito da designer. Por isso é tão importante ler os termos de uso (TOU) – muitas vezes você já encontra a permissão para o que precisa ali e nem precisa pedir permissões adicionais!!

Scrap Híbrido

Se você faz artesanato em geral, costuma usar papéis de scrapbook tradicional e está sempre buscando uma imagem diferente para dar um “toque” nas suas criações, pode usar as imagens dos kits digitais para isso!! Esse é o famoso scrap híbrido: usar imagens digitais impressas em projetos tradicionais de artesanato (ou páginas de scrapbook, por que não??).

Gostou e quer saber mais?

Então veja no blog como usar as imagens impressas dos kits e inspire-se com os projetos craft!

Nota:

Esse texto foi publicado no meu primeiro blog no dia 1º de fevereiro de 2013.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Sweet Day – Bordas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *