scrappiness designs

Sua plataforma criativa online

12
Temas de cursos
15
professores
127
alunos inscritos
98
produtos digitais

“A plataforma Scrappiness Designs oferece cursos, produtos, informação relevante e muita inspiração para pessoas criativas e empreendedoras em um agradável ambiente online.”

Vanessa Dantas, Fundadora

QUEM SOMOS

Pensa em grupo de pessoas criativas e antenadas, empenhadas em transformar a vida de outras pessoas através do conhecimento e da ação como base dessa transformação.

Pensou? Esse grupo somos nós!

O QUE FAZEMOS

Compartilhamos conhecimento, experiências e orientamos os visitantes em suas questões mais particulares.

Seja qual for a sua dúvida, o seu anseio, nós fazemos questão de estar presente para te ajudar a encontrar aquilo que busca o seu coração!

Conheça nossa equipe

Esse é o time de professores da plataforma que fazem as coisas acontecerem!

Junte-se a nós!
fotoVa780

Vanessa Dantas

Scrappiness Designs
índice
book-3

Renata Campos

pedacinho do céu - arte em eva
blog-7

João Almeida

J.A. assessoria jurídica
team-7

Belinda

Costurando Sonhos
team-3

Christian Carvalho

Suporte Técnico - TI
team-5

Roberto D’Angelo

D'Angelo Artesanato em Madeira
team-6

Tony Teo

Photo Factory

oi, eu sou a vanessa

E fico muito feliz por você estar aqui!

MINHA HISTÓRIA

Todo mundo tem uma história pra contar e comigo não seria diferente. Sempre me perguntei se alguém se interessaria pelos meus caminhos tortuosos, conhecer as coisas pelas quais todos nós passamos à nossa maneira ao longo da vida (e olha que já vão anos!!). Mas eu adoro ouvir histórias e, principalmente, me identificar com elas, então achei que sim deveria contá-la. Quem sabe consigo inspirar alguém, mostrar que todo caminho tem muitos altos e baixos e que a gente não deve desistir de nossos sonhos, jamais!

Quando eu era criança (reformulando, quando eu tinha bem menos idade, porque criança eu ainda sou) meu sonho era ser professora e ter uma papelaria. Ficava vidrada cada vez que entrava em uma e com o tempo pude perceber que minha verdadeira paixão eram as cores. Ver aquelas prateleiras repletas de coisinhas fofas e coloridas me dava um quentinho no coração e eu queria aquilo pra mim!

Lá pela quinta série do antigo ginásio descobri que existia um jogo em que você misturava as coisas e elas mudavam de cor. Nunca brinquei, nunca tive, mas aquilo de mudar de cor me fascinava. Descobri que se chamava Química e fui correndo contar pro meu pai que eu queria fazer aquilo. Ele riu (claro!), me disse que Química era coisa de maluco e que do jeito que eu era estabanada, provavelmente explodiria alguma coisa. E ele não estava de todo errado…  o.O

A conversa morreu, o tempo passou e na oitava série, quando Ciências se dividiu finalmente em Química e Física, eu estava no céu! Quando meu pai viu que aquilo era sério, me colocou pra fazer prova para a Escola Técnica e desde o início eu sabia que tinha encontrado o meu caminho! Muitas coisas coloridas sim, mas depois de um tempo comecei a me perguntar se aquilo era mesmo que eu queria. Com 16 anos quase larguei tudo para fazer o segundo grau comum e prestar vestibular para Publicidade, onde eu acreditava que sim trabalharia com muitas e muitas cores! Mas não valia a pena sair naquela altura e decidi ficar. O mais legal é que em todo o tempo meu pai me orientou, mas deixou que eu tomasse minha decisão.

Depois dessa época as coisas foram mudando de maneira muito rápida: fui morar fora, fiz faculdade, casei, separei, voltei pro Brasil, faculdade de novo, trabalho, namorado, filho, mais trabalho, mestrado, casamento. E em 2008 conheci o scrap. Na verdade, dei de cara com ele! Nem preciso dizer que foi paixão à primeira vista!! Tive que sair correndo da loja, literalmente, para não enlouquecer. Voltei no mês seguinte bem mais calma, fiz a minha primeira aula e desde então não parei mais. Mas continuo enlouquecida!

Antes do meu filho nascer eu fazia bijuteria, adorava misturar pedrinhas coloridas, mas com um bebê em casa fiquei com medo que ele engolisse alguma miçanga e se machucasse. Então rapidamente o scrapbook se revelou minha nova paixão, onde eu podia cortar e combinar papéis coloridos à vontade! E aquilo de aprender algo novo era tão legal que minha alma de professora queria compartilhar a novidade com o mundo! Em outubro de  2009 eu fazia minha primeira postagem no primeiro blog da Scrappiness Designs na plataforma Blogger.

Em 2010 comecei a participar de blogs de desafios, onde conheci virtualmente muitas pessoas legais que sempre apresentavam trabalhos muito inspiradores!! Quando me senti segura com a forma de colocar em prática meu scrap (meu estilo é meio clean e minimalista, e é isso o que me identifica), escrevi para a revista Decorando Álbuns Scrapbooking da Editora Online e para minha surpresa, me chamaram para apresentar trabalhos!! Também comecei a responder às chamadas de times criativos, mas fui deixada pra trás muitas vezes antes de receber meu primeiro convite em novembro de 2010 para fazer parte do Sketches in Thyme. Não podia acreditar, principalmente porque era um blog americano. Depois disso, em março de 2011, fui guest do Scrap a Little, da  Helen Croft, que cria sketches lindos e super criativos. Em maio de 2011 me juntei ao DT do Easy Craft Projects, que sempre adorei porque não trata só de páginas e que infelizmente fechou suas “portas” no final de setembro. Durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2011 participei do time híbrido do Armazém Criativo, da fofíssima Cris Oliveira, um doce de pessoa!! E em novembro também trabalhei com híbrido para a Ana Nogueira, criadora da Sugary Fancy. Comecei a dar mais atenção ao scrap digital no início de 2011 e posso dizer que a paixão cresceu e se transforma a cada dia.

Em agosto de 2010 abri uma loja virtual na plataforma Tanlup, endereço da { Scrappiness ♥ 4 You }, que como o próprio nome sugere, era a Scrappiness Designs voltada para personalizados, dando forma às ideias dos meus clientes. No início a loja tinha apenas produtos importados para scrapbook e o que eu criava no ateliê, mas com a descoberta do scrap digital, logo foi inundada de papelaria personalizada para festas. Mas trabalhar com imagens digitais prontas já não era tão legal e eu queria ir além, criar meus próprios kits!

E foi em março de 2012, com o tema da Páscoa, que lancei o meu primeiro kit de scrapbook digital. Naquele momento eu percebi que esse era o caminho, que era aquilo que eu queria para a minha vida, e isso me levou a inaugurar em julho daquele mesmo ano a minha segunda loja virtual no ZenCart, voltada exclusivamente para a venda de kits de scrapbook digital, permitindo downloads imediatos dos produtos após a confirmação do pagamento. Hoje em dia a venda de produtos digitais é quase uma febre e muitas vezes a prática se dá por envio de arquivos por e-mail, o que facilita a pirataria. Tenho muito orgulho de pertencer à segunda geração das pioneiras do scrapbook digital e estar há tanto tempo no mercado de forma séria e profissional. De 2013 a 2015 fiz parte da loja americana Scraps n’ Pieces e foi lá que aprendi praticamente tudo o que sei sobre imagens de scrapbook digital e controle de qualidade. Meus kits passavam por um rigoroso controle de qualidade antes de serem colocados à venda e hoje percebo que todas as dificuldades que tive na época forjaram a profissional que sou hoje.

Mas é claro que a história não acaba aí. Em 2014, após passar quase dois anos devorando artigos sobre empreendedorismo, fazendo cursos especializados para criativos e aprendendo implementar novos conceitos e mecanismos no meu dia-a-dia, decidi migrar meu blog para o WordPress, onde eu teria mais autonomia sobre o conteúdo e a forma, transformando o blog em um site. Junto com o blog, passei a oferecer no site um programa de assinaturas de kits de scrapbook digitais e cursos online. O curso de Empreendedorismo Craft e o Curso Básico de Photoshop para Scrapbookers foram os primeiros cursos do site!

Eu sempre me mantive ativa e continuava a fazer cursos para aprimorar minhas técnicas de Photoshop. Rapidamente percebi que os cursos que eu oferecia no meu site não faziam com que os alunos tivessem uma boa experiência de aula. Não havia um painel para alunos e tudo era muito simples. Em 2016 eu cheguei a comprar e instalar um site só para cursos, mas nunca consegui finalizar o seu design. Meus conhecimentos de informática são bem limitados e era muito difícil fazer tudo sozinha. Ao mesmo tempo em que deixava o scrapbook digital um pouco de lado, passei a me dedicar ao desenvolvimento produtos para festas e papelaria digital.

O ritmo acelerado para desenvolver novos produtos, elaborar estratégias de marketing eficazes, gerenciar lançamentos e pensar que a presença em todas as redes sociais eram a resposta me fizeram entrar em um bloqueio criativo no segundo semestre de 2018. Eu simplesmente não conseguia mais criar nada, me afastei das redes sociais e precisei fazer um esforço imenso para não jogar a toalha. No início de 2019 ganhei um curso de empreendedorismo digital e aos poucos fui reorganizando a cabeça e o coração. Me permiti descansar e decidi tirar o ano de 2019 para colocar em prática o que eu realmente queria para a minha vida. Porque não dava para ter um site, uma loja e querer criar uma plataforma de cursos, cada coisa em um lugar diferente. Eu queria que tudo estivesse no mesmo local, queria facilitar a vida das pessoas que gostam dos meus produtos, que acompanham o que eu escrevo no blog e que querem fazer cursos.

E foi assim que essa plataforma nasceu! Ela é o resultado da minha experiência, do caminho que trilhei, das minhas tentativas e erros, do que eu gosto e do que eu não vivo sem, e que trago em primeira mão para quem pousa por aqui. A Scrappiness Designs nasceu assim, de uma vontade imensa de empreender, de fazer a diferença, de deixar as coisas mais bonitas e as pessoas mais felizes. Porque não tem nada mais gratificante que arrancar sorrisos e “uau”s por onde a gente passa…

Saudações coloridas, divirtam-se!